Sementes de cevada: propostas de multiplicação própria

22/12/2021

Representantes das áreas de sementes da Castrolanda, ao lado de membros das cooperativas Agrária, Frísia, Coopagrícola e Capal, se reuniram para discutir o futuro da multiplicação de sementes de cevada na região. O objetivo do projeto conjunto é aumentar as áreas da cultura para atender as demandas da Maltaria dos Campos Gerais, atualmente em processo de construção.

A ideia é possibilitar que outras cooperativas avancem no processo de produção de sementes da cultura, que hoje é feita pela Agrária e distribuída às demais participantes do projeto.

O Gerente de Sementes da Castrolanda, Filipe Oliveira, discutiu durante a reunião sobre o processo de pagamento de bonificações aos cooperados em relação às sementes de cevada, além da precificação e definições financeiras. Atualmente a produção de cevada demanda de uma grande segregação no processo – envolvendo inclusive os descartes.

Por fim, os representantes definiram em conjunto que as sementes de cevada na safra 2022 ficarão sob responsabilidade da Agrária, mas as cooperativas interessadas em produzir as próprias sementes farão uma reunião em breve para alinhar detalhes do processo.

Compartilhe nas redes sociais