Os Dias de Campo Soja

28/03/2017

Unidade de Negócios Agrícola realizou em fevereiro os Dias de Campo Soja para promover as novidades do mercado voltado aos cooperados, clientes e estudantes.

Tecnologia, interação, novidades e qualidade. Foi assim que o Dia de Campo soja marcou mais um evento de sucesso realizado pela Unidade de Negócios Agrícola. O principal objetivo segundo o Gerente Agrícola, Márcio Copacheski é a comercialização através da demonstração de todo o portfólio que a Castrolanda produz para ampliar a participação no mercado de sementes, fortalecendo a posição estratégica como fornecedores de sementes de alta qualidade. O foco final, ainda de acordo com o Copacheski, foi atrair o maior número de clientes regionais para visualizar as novidades em genética, bem como as principais tecnologias do setor e o que a Castrolanda pode oferecer de diferencial em relação à concorrência. Cerca de 260 pessoas passaram no Parque de Exposições Dario Macedo para prestigiar o evento.

O Coordenador Comercial, Edson Martins de Oliveira, complementa que o Dia de Campo é uma forma também de troca de informações entre a equipe técnica e os produtores “A Unidade Agrícola da Cooperativa completa 40 anos e traz esta tradição cada vez mais com qualidade”, completa ele. O cooperado Roelof Rabbers foi um dos visitantes e participa desde a primeira edição do Dia de Campo. “A gente pode fazer um comparativo para depois tirar a conclusão qual dá mais produtividade. Sempre tem variedade e ideias novas, troca de informações entre cooperado e Assistência Técnica”, conta Rabbers.

Este ano, além de trazer inovações, o evento em si trouxe duas novidades, primeiramente foi a proposta de realizar o Dia de Campo durante quatro dias, dos dias 20 a 23 de fevereiro. A mudança, segundo colaboradores da área Agrícola foi dar maior direcionamento e atenção para os produtores e cada cliente. “Entendemos que um dia só, muita gente perdia a oportunidade por outros compromissos e mesclava interesses diferentes”, conta Copacheski. O sócio da empresa Ferrari Zagatto, Luiz Henrique Silvestre, elogia esse diferencial. “Foi uma estratégia extremamente positiva, há mais interação e complementação da equipe. Quando é aberto a muitas pessoas, nos retraímos um pouco. Assim conseguimos tirar nossas dúvidas focado ao nosso negócio”, conta. Para ele a visita da Ferrari Zagatto só trouxe benefícios. “No dia a dia a gente consegue reverter esse conhecimento em uma boa recomendação pro agricultor. É um fortalecimento da parceria e entrosamento, positivo e proveitoso”, conclui Silvestre.

A outra novidade é a abertura de um dia especialmente voltado ao setor educacional. Pela primeira vez o Dia de Campo trouxe cerca de 25 alunos de graduação do terceiro período de Agronomia da UNOPAR para fazer parte do evento. Para a professora Daiane Garabeli, é fundamental trazer o aluno. “É um laboratório vivo em que há a inserção deles na realidade. É inigualável quando se tira o aluno da sala de aula, é uma atualização de coisas que os livros não acompanham. A riqueza aqui é multidisciplinar, desde a ética profissional até o formato de uma cooperativa em trabalhar com diversas empresas”, conta Daiane. O Colégio Agrícola que já participou de outras edições também fez parte da visita e garantiu novamente a presença no dia 21 de fevereiro na parte da manhã. O professor João Nelson Simão Filho afirma que a visita tem o propósito de trazer a prática. “Fixou os conteúdos que a gente ensinou na sala de aula, mostrando a realidade da produção de semente. Está em sintonia com o que o colégio está ensinando”, conta ele.

No total, foram 39 materiais em exposição e onze estandes dos diferentes parceiros: Bayer, Brasmax, Nigera, Syngenta, TMG (Tropical, Melhoramento & Genética), Embrapa – Fundação Meridional, Agroeste, Monsoy, Pioneer, FT Sementes. No estande da Sementes Castrolanda o destaque foi a linha Premier. De acordo com o Assessor Técnico de Sementes, Charles Allan Telles, durante o evento os expositores da cooperativa puderam explicar o conceito, atributos da qualidade, principais benefícios, roteiro desde a plantação da semente até chegar a rentabilidade final para o produtor. Além disso, ainda segundo Telles, foi possível explicar como a Castrolanda realiza o procedimento rastreabilidade do processo, monitoramento de qualidade e sistemas de Gestão e ISO 9001. Para o Representante Técnico de Vendas, Paulo Neto, além de divulgarem a marca e mostrarem o potencial da Sementes Castrolada “O foco é sempre mostrar a qualidade”.

No final, o retorno do Dia de Campo é positivo. Segundo Telles, o cooperado, por exemplo,  fica mais a vontade de fazer sua programação junto com a Assistência Técnica e o cliente, por sua vez, cria um contato comercial sabendo que está levando um dos melhores produtos do mercado. Para Jackson o resultado é compensador. “No final, pensamos em aumentar nossas demandas e nossas vendas”, afirma.

A preparação

O Coordenador de Assistência Técnica, Rodrigo Namur, conta que o preparo para o Dia de Campo acontece aproximadamente oito meses antes da data de realização . “São realizadas reuniões para discussão do local, época de instalação, materiais que serão plantados. Também nas reuniões são divididas as responsabilidades e tarefas”, conta ele.  Atividades práticas de plantio também são preparadas como, por exemplo, o preparo e tratamento das sementes, plantio, adubações, controle de plantas daninhas, pragas e doenças, preparo do campo.” Todas as etapas são feitas com muito cuidado e dedicação para proporcionar ao público um evento agradável e que possibilite a troca de informações e a confraternização dos participantes”, conclui Namur.

Cerca de 30 colaboradores e parceiros ficaram envolvidos no projeto. Copacheski afirma que a responsabilidade maior é da equipe comercial, onde através de informações e tendências de mercado planeja o perfil e número de cultivares que o a Área Agrícola que demonstrar. Também a equipe de agrônomos da ATAC se responsabiliza pela condução e manejos fitossanitários do campo para que o mesmo seja uma verdadeira “vitrine tecnológica” nos dias de recepção de cooperados e clientes. “Vários colaboradores da área de produção, UBS e equipe administrativa auxilia nas mais diversas etapas da organização. Não podemos esquecer do valioso apoio da Área de Comunicação e Marketing também’, conclui o gerente.

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