Castrolanda tem um dos melhores Laboratórios de Análises de Sementes do Brasil

26/12/2016

Laboratório apresentou 100% de conformidade nos itens avaliados pelo programa do MAPA nas análises de sementes das espécies de Soja e Trigo

O Laboratório de Análises de Sementes - LAS da Castrolanda, localizado em Castro-PR, recebeu neste mês o certificado que o classifica como um dos melhores do Brasil. Pois, dos 54 laboratórios de análise de semente de que participaram do programa para a espécie de soja, avaliados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, apenas 10 apresentaram conformidade em todos os 20 itens analisados. E o LAS Castrolanda ficou neste grupo. Também, dos 25 laboratórios de análises de sementes que participaram do programa para a espécie de trigo, apenas 6 laboratórios apresentaram conformidade em todos os 17 itens avaliados e o LAS Castrolanda, também está neste grupo.

Foi a primeira vez que o LAS da Castrolanda participou do programa para a espécie de trigo.

A participação não é obrigatória, mas a Castrolanda faz questão de participar, para comprovar a eficiência do laboratório e a segurança nas sementes entregues aos cooperado e clientes.

Todo o programa de comparação inter laboratorial foi realizado pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, contratada pelo MAPA. Todos os laboratórios participantes receberam uma amostra de sementes para analisar. Através dos resultados informados, a Rede Metrológica realizou as análises estatísticas e manifestou o parecer.

O LAS de Castro-PR está inserido dentro do Controle da Qualidade de Sementes da Castrolanda, o qual também conta com o LAS de Itaberá-SP - sendo este apenas para análise interna de qualidade. Atualmente a equipe está composta por 5 analistas de sementes: Ana Claudia Togeski, Andréia Aparecida Canedo, Emerson dos Santos Pereira, Jéssica Nunes Marques (LAS Itaberá) e Michelli Rodrigues de Oliveira, 1 auxiliar de laboratório e da qualidade: Vanessa Ferreira, 1 jovem aprendiz: Jhonathan Lobo, o Responsável Técnico substituto: Charles Allan Telles e a Responsável Técnica titular: Mônica Lúcia Ciliato.

“Estamos muito felizes com o resultado, pois é o reconhecimento do trabalho e comprometimento de toda a equipe, em busca do alto nível das análises realizadas”, destaca a RT Mônica.

Compartilhe nas redes sociais