Notícias

Em Castro (PR), Expedição Safra 2017/18 abre série de seminários técnicos

26.02.2018

Projeto técnico-jornalístico reúne a cadeia produtiva para debater os impactos e oportunidades que a tecnologia impõe ao campo; evento ocorre na terça-feira (27)

A Expedição Safra promove na terça-feira (27), em Castro (PR), o primeiro seminário técnico da temporada 2017/18. O evento é realizado em parceria com a Sementes Castrolanda e vai reunir representantes de todos os elos da cadeia produtiva para debater os avanços, oportunidades e desafios que a tecnologia tem proporcionado ao agronegócio. A programação tem início às 8h, no Centro de Eventos Pessutão, do Parque de Exposições Dario Macedo.

Segundo o gerente agrícola da Castrolanda, Marcio Copacheski, a agricultura é altamente tecnológica. “E por isso é fundamental debater ações de inovação, é quase uma obrigação para aqueles que trabalham com agronegócio. E esses debates precisam ocorrer de forma constante”. A programação vai apresentar uma visão global da produção agrícola e abordar temas como disrupção no campo, sensoriamento remoto e genética.

“O grande desafio do agronegócio atual é integrar produção, tecnologia e mercado. É preciso conectar o produtor à inteligência artificial e à sistemas que incrementem a produtividade e façam com que o Brasil seja cada vez mais competitivo no mercado”, destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Safra, Giovani Ferreira.

Para o presidente-executivo da SPRO IT Solutions, Almir Meinerz, o ganho tecnológico incrementa não só a competitividade, mas também facilita o processo de sucessão rural. “Agricultura de precisão, automação e mapeamento por drones são ferramentas que já estão ao alcance do produtor. Vivemos agora um novo período de transformação digital, no qual é preciso buscar apoio na Internet das Coisas para conectar o agricultor de forma remota à sua propriedade, cooperativa e agroindústria. Com mais tecnologia, despertamos também o interesse ainda maior dos jovens pelo campo”.

Além de acompanhar os debates, os participantes terão a oportunidade de visitar as Estações Técnicas Dia De Campo de Soja da Sementes Castrolanda. “Vamos demonstrar o que a cooperativa tem de novidade em genética e biotecnologia na cultura da soja”, destaca Copacheski. Para participar do evento, é preciso confirmar presença pelo site: http://materiais.gazetadopovo.com.br/seminariosafra

----------------------------------
Sobre a Expedição Safra

A Expedição Safra faz um levantamento técnico-jornalístico da produção de grãos da América do Sul à América do Norte. Em sua 12ª temporada, o projeto percorre 12 estados brasileiros nas etapas de plantio e colheita. Para ampliar a discussão sobre mercado, desde a temporada 2010/11 a equipe realiza roteiros extraordinários, com incursões à Alemanha, Holanda, Bélgica, França, China, Índia, Israel, Rússia e ao Canal do Panamá. A Expedição Safra é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Sementes Castrolanda, Agrotech, Alta, Expo Londrina, CREA-PR, Rumo, Integrada, C.Vale, CME Group, FAEP e Ocepar.

Foto de Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo